@MastersThesis{Fernandes:2014:EsTéMo,
author = "Fernandes, Diego Camilo",
title = "Estudo da t{\'e}cnica de modula{\c{c}}{\~a}o por espa{\c{c}}o
vetorial para comuta{\c{c}}{\~a}o de motores sem escovas
aplicados a rotores de in{\'e}rcia",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2014",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2014-05-27",
keywords = "roda de rea{\c{c}}{\~a}o, modula{\c{c}}{\~a}o por
espa{\c{c}}o vetorial, motor sem escovas, reaction wheel, space
vector modulation, brushless motors.",
abstract = "Embora a concep{\c{c}}{\~a}o e o funcionamento de rodas de
rea{\c{c}}{\~a}o para uso espacial sejam de simples
compreens{\~a}o, seu projeto, desenvolvimento,
qualifica{\c{c}}{\~a}o, produ{\c{c}}{\~a}o e testes seguem
padr{\~o}es da {\'a}rea espacial, exigindo requisitos de alta
confiabilidade do sistema e tornando bastante complexo seu
projeto. Tendo em vista a alta exig{\^e}ncia dos padr{\~o}es
aeroespaciais justifica-se um estudo mais aprofundado de
t{\'e}cnicas que propiciem a otimiza{\c{c}}{\~a}o das
caracter{\'{\i}}sticas convencionais de circuitos comutadores
para motores, em especial aqueles cuja topologia aplicam-se a
motores sem escovas. Deste modo, o estudo da t{\'e}cnica de
modula{\c{c}}{\~a}o por espa{\c{c}}o vetorial (SVM) aplicada
como estrat{\'e}gia de comuta{\c{c}}{\~a}o de motores sem
escovas (BLDC), apresentada neste trabalho, objetiva compreender
as principais caracter{\'{\i}}sticas desta t{\'e}cnica digital
e simultaneamente avaliar sua aplicabilidade na
mitiga{\c{c}}{\~a}o de uma das fontes contribuintes no efeito da
ondula{\c{c}}{\~a}o do torque comandado, quando, sob
condi{\c{c}}{\~o}es de baixa velocidade, uma roda de
rea{\c{c}}{\~a}o equipada com um motor BLDC estar{\'a}
submetida. Utilizando a plataforma de desenvolvimento de mercado,
DRV8301-LS31, dotada da eletr{\^o}nica embarcada necess{\'a}ria
para an{\'a}lise proposta, foi implementada uma variante desta
t{\'e}cnica de modula{\c{c}}{\~a}o cujo resultado obtido,
ap{\'o}s avalia{\c{c}}{\~a}o das curvas de respostas do sistema
mediante ao regime de opera{\c{c}}{\~a}o em baixas
rota{\c{c}}{\~o}es, demonstra efici{\^e}ncia em reduzir
oscila{\c{c}}{\~o}es no eixo motor provenientes do circuito
comutador e boa estabilidade no controle de velocidades
pr{\'o}ximas a 10 rpm. ABSTRACT: Although the conception and
operation of reaction wheels for aerospace applications are easily
understood, its design, development, qualification, production and
tests requires high reliability of the system and makes the
project quite complex. The high demand of aerospace standards
justify further studies of techniques that facilitate the
optimization of the characteristics of conventional switching
circuits for motors, particularly those whose topology can be
applied to brushless DC (BLDC) motors. Thus, the study of the
space vector modulation (SVM) method applied to the commutation
strategy of BLDC motors presented in this work aims to understand
the main characteristics of this technology and to evaluate its
effectiveness in the mitigation of the contributing sources in the
ripple torque, in which, under low speed operation, reaction wheel
equipped with a BLDC motor will be subjected. A variant of this
modulation technique was implemented here, by means of the
development platform (kit) DRV8301-LS31, endowed with the onboard
electronics required for the proposed analysis. The results
obtained after evaluation of the response curves of the system at
low speed operating regimes, demonstrates its efficiency in
reducing fluctuations in the drive shaft resulting from the
switching circuit and provides good stability in control of speeds
close to 10 rpm.",
committee = "Ricci, Mario Cesar (presidente) and Carrara, Valdemir (orientador)
and Milani, Paulo Gi{\'a}como and Arias, Ronaldo and Romano,
Rodrigo Alvite",
copyholder = "SID/SCD",
englishtitle = "Study of the space vector modulation method for switching of the
brushless motors (BLDC) applied to rotor of inertia",
language = "pt",
pages = "131",
ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3HHFMR2",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3HHFMR2",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}